Elétrica

5 tipos de conectores elétricos que você precisa conhecer

Mardey Costa
Escrito por Mardey Costa em 09/02/2022
Junte-se a mais de 20.000 pessoas

Cadastre seu email e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que são conectores elétricos e pra que eles servem?

Neste artigo, você vai descobrir quais são os 5 tipos de conectores elétricos mais usados, para que eles servem, onde são usados e como são instalados.

Portanto, se você quer aprender mais sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo. Nele você vai aprender sobre:

E se você gostou do que vem por aí, então não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais, para que eles possam conhecer os tipos de conectores elétricos.

Mas antes de ler este artigo completo, conheça nossos 3 cursos com certificado reconhecido e descubra porque 2000 alunos tiveram resultados.

Curso de Projeto Elétrico na Prática

Curso de projeto elétrico na prática com engenheiro eletricista Anderson Campos

Acesse o botão verde abaixo e descubra finalmente como elaborar projetos elétricos da teoria a prática.

Curso de Eletricista Instalador

Curso de eletricista instalador com Ricardo Serpa

Acesse o botão verde abaixo para descobrir como se tornar ser um eletricista instalador muito bem remunerado.

Curso de Comandos Elétricos

Curso de comandos elétricos com Jair Maciel dos Santos

Acesse o botão verde abaixo para descobrir como fazer montagem e manutenção de comandos elétricos industriais e sistemas automatizados.

Escolha um dos cursos acima para saber mais e faça a sua inscrição hoje com até 50% desconto em 12x no cartão, PIX ou boleto a vista e ainda ganhe bônus exclusivos.

O que são conectores elétricos

Os conectores elétricos são dispositivos eletromecânicos usados para fazer a ligação elétrica entre os condutores.

Eles são muito importantes para facilitar a conexão de cabos elétricos, realizar emendas e tornar a instalação mais segura.

Além disso, eles são fundamentais para eliminar ou reduzir fugas de corrente provocadas por emendas ou outros tipos de conexões.

E também evitam perda de energia elétrica e consumo desnecessário, quando são dimensionados e instalados corretamente.

Pra que serve os conectores elétricos

Como dissemos acima, os conectores elétricos são fundamentais para uma instalação elétrica mais segura.

E também são fundamentais para evitar isolamentos perigosos ou até imperfeitos.

Neste caso, eles ajudam a eliminar ou diminuir a quantidade de emendas de fios dentro de caixas de passagem ou derivação.

Eles são muito práticos e muito fáceis de usar, basta escolher o tipo de conector elétrico que melhor atenda as necessidades da instalação elétrica.

Por que usar conectores elétricos

As conexões elétricas são tão importantes para a segurança de uma instalação elétrica que a norma NBR5410 para instalações elétricas em baixa tensão, dedicou o subitem 6.2.8 para discutir sobre esse assunto.

E para os eletricistas, o uso desses conectores elétricos pode deixar a instalação elétrica mais organizada, e torna o manuseio ainda mais prático.

Mas também pode facilitar e muito o trabalho de um eletricista ao fazer a instalação elétrica, como iremos explicar mais adiante.

Outro fator importante a ser destacado é que uma instalação elétrica bem organizada com o uso de conectores pode viabilizar aferição, inspeção, verificação, manutenção e reparo nos pontos de junção de condutores.

Além disso, podemos dizer que os conectores também podem proporcionar um componente alternativo para a multiplicação de pontos de energia.

Mas existem vários tipos de conectores elétricos, por isso vamos conhecer alguns, confira abaixo.

5 tipos de conectores elétricos

Existem vários tipos diferentes de conectores elétricos, como o conector de conexão automática, o conector split bolt, o conector de porcelana, o conector múltiplo sindal e o conector de torção.

E também podemos encontrar alguns que são usados sem desencapar os fios e até dispensam o uso de ferramentas especiais.

Por isso, vamos mostrar agora os 5 tipos de conectores elétricos que são considerados essenciais em uma instalação, confira abaixo.

Conectores elétricos com conexão automática

O primeiro tipo de conector elétrico que vamos destacar são os conectores elétricos com conexão automática.

Esse tipo de conector tem esse nome porque eles são responsáveis tanto pela isolação como pela conexão elétrica.

O que é bem diferente de uma emenda feita de forma manual, onde se utiliza uma fita isolante apenas para isolar.

Na imagem abaixo é possível visualizar um conector elétrico com conexão automática da WAGO, confira.

Conectores elétricos com conexão automática da WAGO

Neste caso, esse tipo de conector pode ser usado para diversos tipos de aplicações, como é o caso das instalações elétricas residenciais.

Um bom exemplo desse tipo de conector são as instalações elétricas em ventiladores de teto, luminárias e emenda para tomadas, caixas de passagem e chuveiro.

No mercado, é possível encontrar os conectores de conexão automática com dois, três ou até cinco polos.

Além disso, eles também são compatíveis com cabos flexíveis, semi rígidos e rígidos.

Para cabos elétricos flexíveis a sua capacidade pode variar de 0,14 até 4mm², e para os cabos elétricos semi rígidos e rígidos é de 0,2 até 4mm² e podem suportar até 41A dependendo do modelo.

Na imagem mostrada acima é de um conector da linha 222 da WAGO que possui também vários outros tipos de conectores de emendas.

Segundo a WAGO, os conectores de emenda da linha de Conexão Automática WAGO foram desenvolvidos para facilitar a sua vida, oferecendo conexões para todos os tipos de fios e cabos.

Além disso, eles conectam e isolam diferentes tipos e dimensões de condutores, tem fácil manuseio, são livres de manutenção e permitem variações de mesma fase, além de garantir.

Eles oferecem benefícios como economia de tempo, redução de custos, segurança e versatilidade.

Esses tipos de conectores elétricos podem ser encontrados em várias lojas de materiais elétricos no Brasil, mas são largamente utilizados no estrangeiro, principalmente em países da Europa.

Podemos descrever algumas vantagens como economizar até 50% do investimento total com a instalação elétrica e eliminar o uso de solda e estanho nas emendas..

Além disso, possui conexão perfeita com instalação intuitiva, extingue o mau contato e a fuga de corrente.

Por fim, ele é reutilizável e também reduz o desperdício de fios e cabos.

Outras vantagens dos conectores elétricos com conexão automática está relacionado a qualidade do material que é autoextinguível, que não propaga chamas e não produz fumaça tóxica.

Além disso, quanto à segurança, os plugues macho e fêmea possuem conexão contra inversão de polaridade.

E sobre a questão da manutenção segura, este tipo de produto é totalmente isolado, sem partes vivas, e atende às normas NBR5410, NR10 e NR12.

Agora vamos conhecer os conectores elétricos de porcelana, confira abaixo.

Conectores elétricos de porcelana

O conector de porcelana é o modelo mais indicado para emendas em locais com alta temperatura e ainda dispensam o uso da fita isolante nas emendas.

E por ser de porcelana, ele é mais resistente ao calor e consegue dissipar melhor a energia.

Na imagem abaixo é possível verificar um modelo de conector elétrico tripolar de porcelana da Foxlux.

Conectores elétricos de porcelana

Mas você poderá encontrar conectores de porcelana bipolar ou tripolar com diferentes capacidades.

Neste caso, esse tipo de conector elétrico é ideal para conexões que exijam resistência até 350Cº de temperatura, geralmente ideais para chuveiros elétricos.

Eles estão disponíveis no mercado nos modelos de 10mm² que suportam até 25A e 16mm² que suportam uma corrente elétrica de até 50A.

Além disso, eles possuem isolação de até 600 V (externo) com túnel e parafuso em latão inoxidável (interno).

Agora vamos conhecer outro tipo de conector muito usado que é o conector múltiplo sindal, confira abaixo.

Conectores elétricos múltiplos de polietileno

O conector em barra ou conectores elétricos múltiplos de polietileno é popularmente conhecido como conector múltiplo tipo sindal e serve para emenda entre fios elétricos, vindo a suportar baixas e altas tensões, podendo chegar até 380V.

Este nome é referente a empresa Sindal que foi fundada há mais de 45 anos, pioneira no Brasil na fabricação de conectores para ligações elétricas.

Na imagem abaixo é possível visualizar um conector elétrico múltiplo tipo sindal em promoção por R$ 33,27 no Mercado livre (o kit com três barras).

Conectores elétricos multiplos de polietileno ou tipo sindal

O conector acima é formado por 12 bornes para cabo de 2,5mm² flexível ou bitola de 4,0mm² de fio rígido, e os bornes que não forem usados podem ser retirados com o auxílio de uma lâmina.

Além disso, ele também possui locais perfurados para sua fixação.
No mercado, é possível encontrar conector múltiplo de polietileno com capacidade para até 4, 6, 10 ou 16 mm², basta escolher o qual atenderá sua necessidade.

É importante destacar que cada borne é composto por um terminal de emenda em cobre que possui dois parafusos para fixação dos fios condutores, permitindo rápida desconexão.

Esse tipo de conector elétrico é revestido com polietileno para proteção do usuário e das instalações elétricas, além de contribuir para o seu perfeito acabamento..

Ele é muito usado por profissionais eletricistas e eletrotécnicos que trabalham com conserto e instalações elétricas, como emendas em quadros de comandos, como régua de borne, etc…

Em geral, é empregado em redes elétricas domésticas e industriais, além de poder ser utilizado para tantas outras finalidades.

Mas também podemos encontrar outros tipos de conectores elétricos, como é o caso dos conectores de torção, confira.

Conectores elétricos de torção

Os conectores elétricos de torção possuem um fácil manuseio durante o uso e são bons isoladores.

Além disso, eles são uma boa opção para fazer emendas de cabos elétricos rápidos e seguros.

Por isso, esse tipo de conector elétrico pode ser usado em emendas de luminárias, ventiladores de teto, caixa de passagem e emenda de tomadas.

Na imagem abaixo, podemos verificar os conectores elétricos de torção com várias cores diferentes, confira.

Conectores elétricos de torção

Estes conectores possuem cores diferentes que são: vermelho, amarelo, laranja, azul e cinza.

É importante ficar atento porque cada cor de conector suporta uma corrente e bitola diferente, confira abaixo.

Neste caso, o conector da cor cinza deve ser usado para bitolas que variam entre 0,8mm² e 2,5mm² e suportam até 21 amperes.

No caso do conector azul ele possui bitolas que variam de 0,8mm² a 4,5mm² e suportam até 28 ampères.

Já o conector da cor laranja é usado para bitolas que variam entre 1,5mm² a 6mm² e suporta até 36 amperes.

O conector da cor amarelo possui bitolas que também variam de 2,5mm² a 6mm² e até 36 amperes.

E o conector vermelho é usado em bitola entre 4,5mm² a 17mm² e suportam até 68 amperes.

Antes de finalizar essa explicação sobre o conector elétrico de torção, é importante destacar o seguinte detalhe.

A bitola do conector deve ser correspondente à soma da bitola dos dois fios ou cabos elétricos.

Na imagem abaixo é possível visualizar a aplicação prática do conector elétrico de torção e exemplificar o que dissemos acima.

Instalação de conectores elétricos de torção

Ou seja, no caso de uma emenda de dois cabos elétricos de 2,5mm², então devemos considerar um conector elétrico com bitola de pelo menos 5mm².

Agora vamos conhecer o tipo de conector elétrico split bolt.

Conectores elétricos split bolt

O conector split bolt ou parafuso fendido ou ainda conectores KS é o tipo conector destinado à conexão de dois ou mais cabos condutores elétricos de cobre.

Ele é fabricado totalmente em latão maciço, com alta resistência mecânica e corrosão.

Esse tipo de conector possui a base e a porca sextavados, o que facilita a instalação, permitindo o uso de ferramentas de aperto comuns.

Ele também é composto por uma rosca que possui uma fenda no centro e uma porca de aperto.

Na imagem abaixo é possível visualizar um conector split bolt vendido no mercado, confira.

Conectores elétricos split bolt

Os conectores split bolt são indicados e adequados para utilização em caixas de derivação e passagem em instalações elétricas no geral.

Nas emendas feitas com conectores split bolt é necessário fazer a isolação com fita de autofusão.

Além disso, este conector também pode ser usado em qualquer emenda entre dois cabos, inclusive em casos onde se precisa emendar cabos rígidos com flexíveis.

Ele pode ser usado para emendas de cabos elétricos que possuem bitolas que variam de 4mm² a 25mm².

Mas também pode ser encontrado vários outros modelos e especificações diferentes no mercado.

E antes de finalizar esse assunto sobre os tipos de conectores elétricos, é importante lembrar que não há um conector melhor do que o outro.

Cada um desses conectores podem atender a necessidades bem diferentes e específicas na área elétrica.

Por isso, ao comprar um conector elétrico, deve ser analisado as especificações do produto e se ele atender perfeitamente onde ele será usado.

Quais os cuidados necessários ao usar conectores elétricos

Antes de realizar qualquer tipo de instalação elétrica é importante destacar os riscos elétricos e evitar possíveis acidentes.

Por isso, antes de iniciar a instalação, verifique se os condutores estão desenergizados.

Mas para evitar qualquer tipo de risco elétrico, você pode desligar o disjuntor geral ou circuito para evitar acidentes elétricos.

E se você não sabe ou nunca fez algo desse tipo, talvez seja interessante chamar um eletricista.

Escolher bons conectores elétricos

Neste caso, a melhor orientação é buscar um profissional qualificado e com experiência de sua confiança para realizar esses serviços elétricos.

Outro detalhe importante é não expor os conectores elétricos à água e umidade.

E também verificar se o modelo adquirido permite a conexão com diferentes fases no mesmo conector.

Além disso, deve ser verificado também o limite de corrente que aquele modelo suporta como explicamos por exemplo no conector de torção acima.

E antes de finalizar, não podemos deixar de chamar atenção para o cuidado com a compra de materiais elétricos de baixa qualidade.

Conectores elétricos de baixa qualidade

Neste caso, optar por materiais muito baratos para economizar dinheiro pode não ser uma boa alternativa.

pois essa sensação de economia inicial pode gerar muitos gastos no futuro com manutenção e reparos.

E o uso de materiais ruins ou de baixa qualidade pode colocar em risco a segurança do imóvel e das pessoas que utilizam o espaço.

Então não esqueça de escolher marcas que sejam conhecidas e que são referências no mercado, e na dúvida pergunte ao profissional como um eletricista ou engenheiro.

E lembre-se que todos os conectores elétricos a serem instalados também devem seguir todos os critérios estabelecidos pelas normas.

Essas foram algumas dicas importantes que você precisa saber, agora vamos entender como instalar os conectores elétricos, confira abaixo.

Como instalar conectores elétricos

Vamos explicar agora como instalar os 5 tipos de conectores elétricos que citamos no início deste artigo.

Confira abaixo como fazer a instalação dos conectores elétricos com conexão automática.

Instalar conectores elétricos com conexão automática

Para instalar os conectores elétricos com conexão automática é muito simples.

Primeiro você deve decapar o cabo elétrico e em seguida na lateral do conector, você vai encontrar a medida exata que precisa ser decapada.

Veja na imagem abaixo um exemplo desse tipo de instalação.

Instalação de conectores elétricos

Depois é só abrir a trava laranja, conectar o cabo e em seguida fechar a trava.

Esse tipo de conector é muito eficiente e é muito rápido e seguro, agora vamos instalar os conectores elétricos de porcelana, confira.

Instalar conectores elétricos de porcelana

Esse tipo de conectores elétricos de porcelana também são simples de usar.

Neste caso, basta utilizar a chave de fenda adequada para afrouxar os parafusos dos bornes de conexão.

E em seguida, inserir os cabos e apertar, novamente, os parafusos.

Mas é importante destacar que deverá buscar o modelo correto para a emenda que deseja realizar.

Isso acontece porque existem diversos modelos com capacidades diferentes.

Mas e os conectores elétricos de polietileno que foram citados acima, como fazer a instalação, é o que vamos entender agora.

Instalar conectores elétricos de polietileno

O manuseio deste conector de porcelana é muito simples.

O manuseio deste tipo de conector também é semelhante ao de porcelana.

Neste caso, basta utilizar a chave de fenda adequada para afrouxar os parafusos dos bornes de conexão.

E em seguida, basta inserir os cabos, e apertar novamente os parafusos para fazer a fixação do condutor.

Mas e os conectores elétricos de torção, como ele são instalados, confira abaixo.

Instalar conectores elétricos de torção

O uso destes conectores elétricos tem crescido bastante e justamente porque é muito rápido fazer a emenda.

E depois que é realizada a emenda, ela não se solta nem se você puxar bem forte os cabos.

Neste caso, a conexão é simples e basta decapar os cabos, unir as pontas, introduzir no conector e rosquear até ficar bem firme.

Mas e os conectores elétricos de split bolt, como eles são instalados, confira abaixo.

Instalar conectores elétricos de split bolt

O conector split bolt permite uma emenda de prolongamento ou emenda de derivação.

Para instalar, é necessário decapar os cabos, e em seguida abrir o terminal e retirar totalmente a porca.

Em seguida, deve ser encaixado os cabos na fenda do terminal, colocar a porca novamente e apertar com a chave de fenda adequada.

Você deverá buscar o modelo correto para a emenda que deseja realizar, existem diversos modelos com capacidades diferentes.