Elétrica

O que é um chumbador parabolt e para que ele serve

Mardey Costa
Escrito por Mardey Costa em 11/10/2021
Junte-se a mais de 20.000 pessoas

Cadastre seu email e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe o que é um chumbador parabolt e para que ele serve?

Neste artigo, você vai descobrir o que é o chumbador parabolt, para que ele serve, onde usar e como instalar passo a passo.

Portanto, se você quer aprender mais sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo.

Mas antes de ler este artigo completo, você precisa baixar agora o Novo Kit 64 eBooks para Eletricistas e Engenheiros, confira.

Clique no botão abaixo para conhecer todos os 64 eBooks e baixar agora.

Não deixe para depois, porque todos os eBooks juntos podem não estar disponíveis em breve, então acesse o botão verde acima para saber mais e baixar todos os eBooks hoje mesmo.

O que é um chumbador parabolt e para que ele serve

O parabolt é um tipo de chumbador mecânico usado para fixar e suportar o peso de cargas mais pesadas.

Em algumas situações do dia a dia, utilizar apenas pregos ou parafusos com bucha pode não ser o mais recomendado.

E para não correr o risco de não suportarem o peso do material que será fixado, usamos o parabolt.

Porque usar o parabolt

O parabolt é como um parafuso para superfícies muito resistentes, como concreto ou rochas, e um único parabolt de 1″ chega a resistir quase 12 toneladas de tração.

Um bom exemplo do uso do parabolt por profissionais da elétrica seria o uso do ventilador de teto.

Neste caso, o funcionamento desse tipo de ventilador no teto faz um movimento constante e com o tempo toda essa trepidação pode danificar a bucha convencional.

O uso do parabolt pode gerar uma fixação mais resistente e evitar riscos indesejados e gerar mais segurança na instalação.

Mas depois de explicar o que é um chumbador parabolt e para que ele serve, então como ele funciona na prática, é o que vamos explicara gora.

Como funciona o parabolt

O parabolt é composto por parafuso, arruela, porca, jaqueta que também pode ser chamado capa, cápsula ou camisa e um cone, também conhecido como cunha.

Esse parabolt funciona com a expansão controlada pelo torque, ou seja, depende do quanto o parafuso é apertado pela porca durante sua instalação.

E à medida que a porca é apertada, a cunha ou cone sobe e expande a jaqueta, que aumenta seu diâmetro e proporciona a ancoragem no buraco do concreto ou meio que foi fixado.

Onde usar o parabolt

Para profissionais de eletricidade, o parabolt é muito importante e pode ser muito usado tanto para fixar a infraestrutura elétrica ou até para fixar ventiladores de teto.

Esse tipo de chumbador mecânico também pode ser usado para fixação de estruturas mais pesadas como por exemplo, eletrocalha, lustre, e até condensadora de ar condicionado.

Além disso, os chumbadores mecânicos apresentam diversas aplicações, podendo ser utilizados em estruturas metálicas, fachadas, janelas, instalações elétricas, hidráulicas, de combate a incêndio.

E também em dutos em geral, máquinas, apoios estruturais, equipamentos, escadas, portões, elevadores e estruturas de concreto armado.

Tipos de parabolt mais conhecidos

Os modelos de parabolt podem variar desde a bitola mais fina como 1/4″ de polegadas, 5/16″, 3/8″, 1/2″, 5/8″, 3/4″ e até a bitola mais grossa como 1″ polegada.

Por isso, é muito importante saber o parabolt com tamanho ideal para cada situação, agora confira quais são os modelos mais conhecidos.

Parabolt CBA

O parabolt CBA com prisioneiro é o modelo mais conhecido de parafuso parabolt.

Esse tipo de chumbador parabolt com prisioneiro é resistente a alta carga de tração e cisalhamento.

Ele também é recuperável, podendo ser retirado e aplicado várias vezes e pode ser utilizado tanto em concreto como em alvenaria densa.

Parabolt de Nylon

E o outro modelo de chumbador conhecido no mercado é o modelo de Nylon.

Ele é composto por um parafuso, uma arruela, uma capa de nylon e uma cunha, e neste caso a cunha já vem presa na capa de nylon do chumbador, e permite a ancoragem em todo o tipo de material de base como:

  • Fixações em materiais ocos, maciços e maciços porosos;
  • Melhor ancoragem mecânica para bases ocas;
  • Possui aletas que impedem giro em falso;
  • Cone com desenho exclusivo para maior segurança durante a instalação;
  • Facilidade no posicionamento e manuseio da peça.

Além disso, ele pode ser ideal para a fixação de equipamentos como ar condicionado, antenas, tvs, suportes.

E também para peças metálicas leves (corrimão, apoios) ou até móveis como estantes, prateleiras, gabinetes.