Observe que segundo a fabricante, este ar condicionado de 7500 BTUs irá consumir uma corrente elétrica de cerca de 3,1 A.
Mas por questões de segurança, não podemos usar essa corrente elétrica acima, por isso devemos fazer a correção da corrente.
E para fazer essa correção, vamos multiplicar essa corrente pelo fator de serviço de 1,25 e a nova corrente corrigida será de 3,9 A.
Mas antes de descobrir qual o disjuntor ideal, é importante destacar que a norma orienta a seção mínima dos condutores de força a partir de 2,5 mm² para o ar condicionado.
Segundo a norma NBR 5410, esse condutor de 2,5 mm² teria a capacidade de suportar uma corrente elétrica de até 21 A.
Isso acontece porque o disjuntor é dimensionado para proteção dos cabos elétricos e não do aparelho de ar condicionado.
Em seguida, lembre-se que o disjuntor deve ter uma corrente superior a 3,9 A, mas deve também ser inferior a 21 A.
Neste caso, analisando a imagem acima, podemos notar que os disjuntores populares de 5 A, 10 A e 16 A são as opções mais próximas.
Observe que nós poderíamos dizer que tanto o disjuntor de 10 A ou o disjuntor de 16 A representam uma boa opção para este ar condicionado.
Mas neste caso, vamos considerar a instalação do disjuntor de 10 A, o que já é mais do que suficiente para o nosso ar condicionado de 7500 BTUs.
Mas antes de finalizar, não se esqueça de escolher um disjuntor de curva C que é o ideal para equipamentos como os ar condicionados.
Mas se você ainda quer aprender mais sobre esse assunto e descobrir como foram realizados todos os cálculos acima.
Então você pode clicar no botão abaixo para saber mais e conferir esse artigo completo.