Elétrica

Como fazer passo a passo a manutenção de ar condicionado

Mardey Costa
Escrito por Mardey Costa em 05/10/2021
Junte-se a mais de 20.000 pessoas

Cadastre seu email e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabe como fazer passo a passo a manutenção de ar condicionado split e de janela?

Nesse artigo, vamos explicar porque você deve fazer correta manutenção de ar condicionado e como fazer passo a passo a manutenção de ar condicionado split e de janela.

Portanto, se você quer aprender mais sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo.

Mas antes de ler este artigo completo, conheça nossos 3 cursos com certificado reconhecido e descubra porque 2000 alunos tiveram resultados.

Curso de Projeto Elétrico na Prática

Curso de projeto elétrico na prática com engenheiro eletricista Anderson Campos

Acesse o botão verde abaixo e descubra finalmente como elaborar projetos elétricos da teoria a prática.

Curso de Eletricista Instalador

Curso de eletricista instalador com Ricardo Serpa

Acesse o botão verde abaixo para descobrir como se tornar ser um eletricista instalador muito bem remunerado.

Curso de Comandos Elétricos

Curso de comandos elétricos com Jair Maciel dos Santos

Acesse o botão verde abaixo para descobrir como fazer montagem e manutenção de comandos elétricos industriais e sistemas automatizados.

Escolha um dos cursos acima para saber mais e faça a sua inscrição hoje com até 50% desconto em 12x no cartão, PIX ou boleto a vista e ainda ganhe bônus exclusivos.

Porque devo fazer a manutenção de ar condicionado

A manutenção do ar condicionado é muito importante para melhorar a qualidade do ar que todos estão respirando.

E a falta de manutenção nos filtros do ar condicionado pode provocar problemas de saúde como sinusites, rinite e até alergias.

Além disso, o ar condicionado pode ter sua eficiência reduzida e não conseguir resfriar o ambiente de forma adequada, gerando um aumento no consumo de energia.

Qual o tempo para manutenção de ar condicionado?

A manutenção e higienização regular do ar condicionado deve ser feita pelo menos uma vez por mês ou se possível a cada 15 dias.

Essas medidas preventivas tem por objetivo reter as impurezas e microrganismos no filtro do ar condicionado.

Dessa forma, fica mais difícil a proliferação de bactérias e fungos causadores de sinusites, rinites e outros problemas de saúde.

Além disso, a manutenção de ar condicionado é obrigatória em prédios públicos e privados coletivos (comerciais) conforme a lei Lei 13.589/2018 e foi sancionada no dia 4 de janeiro de 2018.

Como fazer a manutenção de ar condicionado

Para fazer a manutenção do ar condicionado precisamos entender que temos dois tipos sendo eles o ar condicionado de janela e o ar condicionado split.

Manutenção de ar condicionado de janela

O ar condicionado de janela é o modelo mais tradicional e tem a condensadora e a evaporadora juntos em uma peça única.

Este modelo de ar condicionado de janela costuma ser mais barato que o modelo split, mas vai exigir um buraco proporcional na parede.

Além disso, pode haver custos com a instalação e estrutura externa e ainda pode gerar alguns ruídos durante o seu funcionamento.

Manutenção de ar condicionado split

O ar condicionado split é o modelo mais moderno e vem com as peças divididas entre condensadora e evaporadora.

Geralmente são mais silenciosos e a solução perfeita para espaços grandes ou principalmente cômodos pequenos e ainda se adequam a decoração do ambiente.

Mas a principal vantagem é a economia de energia que pode chegar até 50% de acordo com o fabricante em relação aos modelos antigos usando a tecnologia inverter.

Por isso, para fazer a correta manutenção do ar condicionado para esses dois tipos de ar condicionado, confira o nosso passo a passo.

Como fazer a manutenção de ar condicionado de janela

Para fazer a manutenção do ar condicionado da janela siga o nosso passo a passo, veja.

Passo 1

No primeiro passo você precisa desligar o ar condicionado da energia elétrica e isso é muito simples, basta retirar o plugue da tomada, assim você poderá realizar todo esse procedimento com mais calma e mais segurança.

Passo 2

No segundo passo, nós iremos retirar com cuidado o filtro que está localizado no compartimento interno do ar condicionado.

É importante destacar que a forma de remover o filtro pode variar conforme cada fabricante, por isso, leia o manual caso ainda tenha dúvidas nessa parte.

Em alguns aparelhos, basta puxar o filtro para baixo e em seguida lave o filtro com água corrente para remover a sujeira e seguir para o próximo passo.

Passo 3

No terceiro passo, nós iremos realizar a limpeza do filtro removido do ar condicionado, e a recomendação é realizar essa limpeza apenas com água morna e detergente neutro, e não usar produtos químicos.

Para remover a sujeira da forma correta é importante limpar com água morna e sempre jogando o líquido no sentido contrário da entrada de ar.

Antes de ir para o quarto passo, você precisa saber da importância de limpar os filtros e limpar os filtros uma vez a cada dois meses.

Mas caso o filtro do ar condicionado utilizado seja do modelo de carvão, eles não poderão ser lavado, mas apenas substituído por um novo filtro..

Passo 4

No quarto passo, a orientação após a lavagem do filtro é deixar ele secar naturalmente e aguardar por alguns minutos.

Após o tempo estimado e verificar que o filtro já está limpo e seco, basta colocar novamente no mesmo lugar no ar condicionado e aguardar 10 minutos para ligar o ar condicionado.

Passo 5

No penúltimo passo, recomendamos a limpeza do restante do aparelho com um pano seco e remover a poeira que fica na parte externa do ar condicionado.

Passo 6

Chegamos ao último passo e depois de ter aguardado alguns minutos, basta ligar o ar condicionado novamente e verifique se ele está funcionando normalmente.

Como fazer passo a passo a manutenção de ar condicionado split

Para fazer a manutenção do ar condicionado split, siga o nosso passo a passo, confira.

Passo 1

Assim como fizemos com o ar condicionado da janela, o ar condicionado split também deve ser desligado para dar segurança.

Neste primeiro passo você precisa desligar o ar condicionado da energia elétrica e isso é muito simples, basta retirar o plugue da tomada, assim você poderá realizar todo esse procedimento com mais calma e mais segurança.

Passo 2

No segundo passo, você precisa verificar qual o tipo de filtro que possui o seu ar condicionado.

Neste caso, existem três tipos de filtro que precisam da sua atenção, é o caso do filtro de nylon (lavável), o filtro de carvão e o filtro HEPA (não laváveis).

Por isso, se no seu aparelho existir filtro de carvão ativado (lado esquerdo) ou HEPA (lado direito), você deve retirá-los e fazer uma limpeza usando aspirador de pó, mas não será possível a lavagem com água.

Mas caso o filtro seja de nylon, ele poderá ser lavado normalmente, e geralmente está localizado na parte da frente e é visível quando se retira o painel.

Passo 3

Para seguir com o passo 3 vamos supor que o filtro encontrado foi o filtro de Nylon e iremos fazer a remoção para a lavagem do filtro.

Neste caso, para retirar o filtro de Nylon, levantamos a tampa do painel para visualizar o filtro de Nylon e para retirá-lo é muito simples.

Procure um suporte elevado, que fica geralmente no meio do filtro e o levante para cima, logo ao perceber que ele saiu do encaixe, basta puxar para o seu lado

Apesar de tentar explicar sobre a remoção do filtro, é importante destacar que a forma de remover o filtro pode variar conforme cada fabricante, por isso, leia o manual caso ainda tenha dúvidas..

Em alguns aparelhos, basta puxar o filtro para baixo e em seguida lave o filtro com água corrente para remover a sujeira e seguir para o quarto passo.

Passo 4

No terceiro passo, nós iremos realizar a limpeza do filtro removido do ar condicionado, e a recomendação é realizar essa limpeza apenas com água morna e detergente neutro, e não usar produtos químicos.

Mas caso encontre alguma dificuldade durante esse processo, também é possível lavar com água corrente, e usar sabão neutro caso o filtro esteja muito sujo.

Antes de ir para o quarto passo, você precisa saber da importância de limpar os filtros pelo menos uma vez por mês para remover sujeiras e acúmulo de impurezas.

Passo 5

No quinto passo, a orientação após a lavagem do filtro é deixar ele secar naturalmente e aguardar por alguns minutos.

Após o tempo estimado e verificar que o filtro já está limpo e seco, basta colocar novamente no mesmo lugar no ar condicionado e aguardar 10 minutos para ligar o ar condicionado.

Passo 6

No penúltimo passo, recomendamos a limpeza do restante do aparelho com um pano seco e remover a poeira que fica na parte externa do ar condicionado.

Passo 7

Chegamos ao último passo e depois de ter aguardado alguns minutos, basta ligar o ar condicionado novamente e verifique se ele está funcionando normalmente.

O que você achou deste artigo sobre manutenção de ar condicionado? Compartilhe aqui nos comentários, o que achou mais interessante!