Nesse artigo, você vai conferir as 18 tabelas de resistência elétrica e reatância indutiva usada para dimensionamento de condutores.
Portanto, se você quer aprender mais sobre esse assunto, então continue lendo esse artigo.
18 tipos de tabela de resistência elétrica e reatância indutiva
Antes de mostrar as tabelas abaixo, é importante destacar que este artigo faz parte de uma série de artigos sobre dimensionamento de condutores.
E nos artigos anteriores nós publicamos várias tabelas de queda de tensão e ensinamos como calcular a queda de tensão do jeito certo.
Mas para que serve esses tipos de tabela de resistência elétrica e reatância indutiva, é o que vamos conferir agora.
Para que serve essa tabela de resistência
Esses tipos de tabela de resistência e reatância indutiva são utilizados por técnicos e engenheiros para calcular o dimensionamento de condutores na instalação elétrica.
Neste caso, para obter mais produtividade no dia a dia, os técnicos e engenheiros usam os dados dessas tabelas no Excel para realizar cálculos de dimensionamento de condutores.
Assim não é necessário fazer todos esses cálculos repetitivos que nós explicamos nos artigos anteriores.
Onde encontrar essa tabela de resistência
Esse tipo de tabela de resistência elétrica e reatância indutiva pode ser encontrado em normas de instalações elétricas.
Mas também estão disponíveis no site das fabricantes de cabos e conforme os os modelos de cabos disponíveis.
Por isso, as tabelas abaixo serão baseadas nos condutores de baixa tensão da fabricante Prysmian.
Tabela de resistência e reatância indutiva da Prysmian
Se você ainda não conhece, saiba que a Prysmian é uma empresa especializada na produção de cabos para aplicações em energia e telecomunicações.
Além disso, a Prysmian é considerada uma das líderes mundiais neste setor de energia.
Mas muitas pessoas ainda podem conhecer essa empresa pelo nome antigo de Pirelli Cabos e Sistemas ou cabos Pirelli.
Então confira abaixo a tabela de cabos e condutores da Prysmian que citaremos ao longo desse artigo, confira.
Tabela de cabos e condutores Prysmian
Na imagem abaixo é possível visualizar os tipos de condutores e cabos da Prysmian para instalações elétricas de baixa tensão, confira.
Na tabela acima é possível visualizar que os condutores e cabos da Prysmian de baixa tensão estão disponíveis em três tipos, confira
Tabela de condutores isolados
Os condutores isolados são condutores que contém uma isolação ou camada de proteção no cabo.
Ela serve para proteger o condutor contra danos mecânicos e contra ataques de eventuais agentes químicos presentes no ambiente.
Neste caso temos os condutores isolados do modelo Superastic, Superastic Flex e Afumex Green.
Além disso, temos também os cabos unipolares, confira abaixo.
Tabela de cabos unipolares
Os cabos unipolares da Prysmian são os cabos que são constituídos por um único condutor isolado.
Mas diferente dos cabos isolados que citamos acima, os cabos unipolares possuem mais uma cobertura adicional sobre a isolação.
Neste caso, temos os modelos de cabos unipolares Sintenax, Sintenax Flex, GSette Easy, Voltalene, Voltanax e Afumex Flex.
Tabela de cabos multipolares
Os cabos multipolares da Prysmian são constituídos por vários condutores isolados.
Geralmente eles possuem dois, três, quatro ou cinco condutores agrupados.
Além disso, eles também possuem uma cobertura sobre o conjunto dos condutores isolados.
Neste caso, temos os modelos de cabos multipolares Sintenax, Sintenax Flex, GSette Easy, Voltalene, Voltenax e Afumex Flex.
Tipos de cabos e condutores Prysmian
Na tabela abaixo é possível visualizar um resumo da tabela de cabos da Prysmian com todas as características de cada condutor, confira.
E a partir de agora vamos mostrar como funciona os tipos de tabela de resistência e reatância indutiva dos condutores dessa fabricante.
Como funciona a tabela de resistência elétrica e reatância indutiva da Prysmian
Antes de mostrar as tabelas abaixo é importante destacar que os valores de resistências elétricas.
E também os valores de reatâncias indutivas indicados nas tabelas a seguir são destinados a cálculos de circuitos elétricos.
Além disso, elas também representam as impedâncias de sequência positiva ou negativa do cabo, sendo Z = Rca + jXL.
E outro detalhe importante é que as tabelas abaixo são baseadas em cabos e condutores que trabalham com frequência de 60 Hz.
E por último, é importante lembrar que RCA é a abreviação para resistência elétrica máxima do condutor em corrente alternada na temperatura de operação e XL representa a reatância indutiva.
Então vamos conferir a tabela de resistência e reatância do condutor Superastic, confira.
Tabela de resistência e reatância indutiva do condutor Superastic
Na imagem abaixo é possível visualizar a tabela de resistência elétrica e também com a reatância indutiva do condutor Superastic de cobre com frequência de 60 Hz., confira.
E na imagem abaixo é possível visualizar a continuação da tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do condutor Superastic de cobre com frequência de 60 Hz.
Observe que os valores acima também são válidos para todos os tipos de instalação, mas com exceção quando eles são instalados em conduto metálico fechado ferromagnético.
Agora vamos conferir a tabela de resistência elétrica e reatância indutiva dos condutores Superastic Flex e Afumex Green de cobre.
Tabela de resistência e reatância indutiva dos condutores Superastic Flex e Afumex Green
Na imagem abaixo é possível visualizar a tabela de resistência elétrica e também com a reatância indutiva dos condutores Superastic Flex e Afumex Green de cobre com frequência de 60 Hz., confira.
E na imagem abaixo é possível visualizar a continuação da tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do dos condutores Superastic Flex e Afumex Green de cobre com frequência de 60 Hz., confira.
Assim como nas tabelas anteriores, os valores acima também são válidos para todos os tipos de instalação, mas com exceção quando eles são instalados em conduto metálico fechado ferromagnético.
Agora vamos conferir a tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do condutor Sintenax de cobre, confira abaixo.
Tabela de resistência e reatância indutiva do condutor Sintenax
Na imagem abaixo é possível visualizar a tabela de resistência elétrica e também com a reatância indutiva do condutor Sintenax de cobre com frequência de 60 Hz., confira.
E na imagem abaixo é possível visualizar a continuação da tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do condutor Sintenax de cobre com frequência de 60 Hz.
Assim como nas tabelas anteriores, os valores acima também são válidos para todos os tipos de instalação.
Mas com exceção quando eles são instalados em conduto metálico fechado ferromagnético.
Agora vamos conferir a tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do condutor Sintenax Flex, confira abaixo.
Tabela de resistência e reatância indutiva do condutor Sintenax Flex
Na imagem abaixo é possível visualizar a tabela de resistência elétrica e também com a reatância indutiva do condutor Sintenax Flex de cobre com frequência de 60 Hz., confira.
E na imagem abaixo é possível visualizar a continuação da tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do condutor Sintenax Flex de cobre com frequência de 60 Hz.
Mas assim como nas tabelas anteriores, os valores acima também são válidos para todos os tipos de instalação.
Porém, com exceção quando eles são instalados em conduto metálico fechado ferromagnético.
Agora vamos conferir a tabela de resistência elétrica e reatância indutiva dos condutores GSette Easy e Afumex Flex, confira abaixo.
Tabela de resistência e reatância indutiva dos condutores GSette Easy e Afumex Flex
Na imagem abaixo podemos visualizar a tabela de resistência elétrica e também com a reatância indutiva dos condutores GSette Easy e Afumex Flex de cobre com frequência de 60 Hz, confira.
E na imagem abaixo é possível visualizar a continuação da tabela de resistência elétrica e reatância indutiva dos condutores GSette Easy e Afumex Flex de cobre com frequência de 60 Hz, confira.
Neste caso, os valores acima também são válidos para todos os tipos de instalação.
Porém, com exceção quando eles são instalados em conduto metálico fechado ferromagnético.
Agora vamos conferir a tabela de resistência elétrica e reatância indutiva dos condutores Voltenax e Voltalene de cobre, confira abaixo.
Tabela de resistência e reatância indutiva dos condutores Voltenax e Voltalene
Na imagem abaixo podemos visualizar a tabela de resistência elétrica e também com a reatância indutiva dos condutores Voltenax e Voltalene de cobre com frequência de 60 Hz, confira.
E na imagem abaixo é possível visualizar a continuação da tabela de resistência elétrica e reatância indutiva dos condutores condutores Voltenax e Voltalene de cobre com frequência de 60 Hz, confira.
Neste caso, para os cabos Voltenax, os valores acima também são válidos para todos os tipos de instalação.
Porém, com exceção quando eles são instalados em conduto metálico fechado ferromagnético.
Agora vamos conferir a tabela de resistência elétrica e reatância indutiva para os condutores de alumínio, confira abaixo.
Tabela de resistência e reatância indutiva para condutores de alumínio
É importante observar que todas as tabelas de resistência e reatância que foram mostradas acima dos condutores da fabricante Prysmian se referem a condutores de cobre.
Neste caso, vamos destacar agora as tabelas de resistência elétrica e reatância indutiva para para os condutores de alumínio.
Mas antes de visualizar as tabelas abaixo, é muito importante relembrar essas orientações abaixo, confira.
Tipos de instalação de condutores de alumínio
De acordo com a norma NBR 5410, o condutor de alumínio deve ser proibido para os tipos de instalações abaixo.
Instalações elétricas industriais
Conforme a NBR 5410, esse tipo de condutor de alumínio deve ser proibido quando a instalação não for alimentada diretamente por subestação de transformação ou transformador.
Seja a partir de uma rede de alta tensão, ou se possua uma fonte própria.
Outro detalhe importante é que, conforme a NBR 5410, esse tipo de condutor deve ser proibido se a seção nominal dos condutores for inferior a 16 mm².
Além disso, ele também deve ser proibido em instalações industriais onde a instalação e a manutenção não forem realizadas por pessoas qualificadas.
Neste caso, estamos considerando uma formação como engenheiro ou um técnico qualificado.
Agora vamos destacar a instalação de condutores de alumínio para instalações comerciais, confira.
Instalações elétricas comerciais
No caso de instalações elétricas comerciais, a NBR 5410 orienta que o condutor de alumínio deve ser proibido se os locais não forem exclusivamente BD.
Ou seja, se não forem de baixa densidade de ocupação, percurso de fuga breve e altura inferior a 28 metros.
Ou também se a seção nominal dos condutores for inferior a 50 mm².
E seguindo as mesmas orientações anteriores, esse tipo de condutor de alumínio em instalações comerciais também deve ser proibido se a instalação e a manutenção não forem realizadas por pessoas qualificadas.
Neste caso, estamos falando de profissionais como técnicos e engenheiros.
Em seguida, vamos destacar a instalação de condutores de alumínio para instalações residenciais, confira.
Instalações elétricas residenciais
No caso de instalações elétricas residenciais, a NBR 5410 simplesmente orienta que esse tipo de condutor de alumínio não deve ser permitido em nenhuma hipótese de instalação.
Neste caso, a norma orienta para a utilização de condutores de cobre.
Agora vamos destacar a instalação de condutores de alumínio para instalações públicas, confira.
Instalações elétricas públicas
E por último, a NBR 5410 diz que esse tipo de condutor de alumínio não deve ser usado em instalações elétricas públicas com alta densidade de ocupação.
Neste caso estamos nos referindo especificamente aos locais BD4.
Observe que estes são locais com alta densidade de ocupação e percurso de fuga longo.
Resumindo, você deve ter percebido que esse tipo de condutor deve ser usado com cautela e principalmente por pessoas altamente qualificadas.
E depois de seguir todas as recomendações da NBR 5410, então vamos conferir as tabelas de resistência e reatância indutiva para os condutores de alumínio da Prysmian, confira abaixo.
Tabela de resistência e reatância indutiva do condutor Superastic AL
É importante destacar que todos os valores de resistências elétricas e reatâncias indutivas indicados nas tabelas a seguir também se destinam a cálculos de circuitos elétricos.
E também, conforme dito no início deste artigo, elas representam as impedâncias de sequência positiva ou negativa do cabo: Z = Rca + jXL.
Outro detalhe importante é que a tabelas abaixo também serão baseados em cabos e condutores com que trabalham com frequência de 60 Hz.
Além disso, na tabela abaixo, é importante relembrar que a Rca é a abreviação para resistência elétrica máxima do condutor em corrente alternada na temperatura de operação e XL representa a reatância indutiva.
Então vamos conferir a tabela abaixo de resistência elétrica e também com a reatância indutiva do condutor Superastic de alumínio com frequência de 60 Hz, confira.
E na imagem abaixo é possível visualizar a continuação da tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do condutor Superastic de alumínio com frequência de 60 Hz, confira.
É importante destacar que os valores acima também são válidos para todos os tipos de instalação.
Mas com exceção quando eles são instalados em conduto metálico fechado ferromagnético.
Agora vamos conferir a tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do condutor Sintenax de alumínio, confira abaixo.
Tabela de resistência e reatância indutiva do condutor Sintenax AL
Na imagem abaixo podemos visualizar a tabela de resistência elétrica e também com a reatância indutiva do condutor Sintenax de alumínio com frequência de 60 Hz, confira.
E na imagem abaixo é possível visualizar a continuação da tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do condutor Sintenax de alumínio com frequência de 60 Hz, confira.
É importante destacar que os valores acima também são válidos para todos os tipos de instalação.
Mas com exceção quando eles são instalados em conduto metálico fechado ferromagnético.
Agora vamos conferir a tabela de resistência elétrica e reatância indutiva do condutor Sintenax de alumínio, confira abaixo.
Tabela de resistência e reatância indutiva dos condutores Voltenax e Voltalene AL
Na imagem abaixo podemos visualizar a tabela de resistência elétrica e também com a reatância indutiva dos condutores Voltenax e Voltalene de alumínio com frequência de 60 Hz, confira.
E na imagem abaixo é possível visualizar a continuação da tabela de resistência elétrica e reatância indutiva dos condutores Voltenax e Voltalene de alumínio com frequência de 60 Hz, confira.
No caso dos cabos Voltenax, é importante destacar que os valores acima também são válidos para todos os tipos de instalação.
Mas com exceção quando eles são instalados em conduto metálico fechado ferromagnético.
Então finalizamos aqui a publicação das tabelas de resistência elétrica e reatância indutiva dos condutores da Prysmian.
Mas antes de finalizar este artigo, leia as orientações abaixo.
Tabelas de resistência de cabos elétricos e queda de tensão
Antes de finalizar esse artigo é importante destacar que esse artigo faz parte de uma série de artigos sobre tabelas de dimensionamento de condutores.
Neste caso, nós publicamos mais de 80 tipos de tabelas usadas para o dimensionamento de cabos e condutores conforme a norma NBR 5410.
80 tabelas de cabos elétricos
Devido à quantidade de imagens e ao tamanho do artigo, nós tivemos que dividir o artigo em várias partes.
Isso acontece porque os artigos publicados ficaram muito extensos.
E também atingiram o nosso limite esperado para uma leitura mais agradável.
Outro problema está relacionado ao excesso de imagens que pode atrasar o carregamento das páginas devido a sua conexão com a internet.
Tabelas de cabos elétricos Prysmian
As tabelas acima são baseadas no guia de cabos e condutores de baixa tensão publicado pela fabricante Prysmian.
E se você tiver alguma dúvida ou quiser baixar este guia, acesse o site da Prysmian para saber mais.